Turma que me Formei

Turma que me Formei

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

A Ortodontia

A Ortodontia é uma especialidade da Odontologia que cuida da prevenção e do tratamento dos problemas dos dentes em má posição nas arcadas dentais.

Ou seja, ela ajuda a corrigir os dentes que estão ou poderão ficar “tortos” (em posição errada na boca). As duas razões mais comuns para realizar um tratamento ortodôntico são: estética e funcional (mastigação). Temos dois tipos de tratamentos: um com aparelho móvel e outro com o fixo. Somente o profissional especialista pode indicar o melhor tipo.
O que é e para que serve?

A Ortodontia é uma especialidade da Odontologia que cuida da prevenção e do tratamento dos problemas dos dentes em má posição nas arcadas dentais. Ou seja, ela ajuda a arrumar os dentes que estão ou poderão ficar “tortos” (em posição errada na boca). As duas razões mais comuns para realizar um tratamento são: estética e funcional (mastigação).
Qual a causa dos problemas?

Os problemas de maloclusão podem ser hereditários (dentes apinhados ou separados demais, falta ou excesso de dentes, etc...) ou adquiridos (hábito de chupar dedo, posicionamento incorreto da língua, respiração deficiente, perda precoce de dentes, etc...). Algumas más-oclusões devem ser tratadas o mais cedo possível, a fim de impedir que os danos causados sejam maiores. Fases da ortodontia Tratamento ortodôntico pode ser feito em duas fases: a primeira ocorre antes da completa erupção dos dentes permanentes, através do uso de aparelhos ortodônticos removíveis (atuando à nível dentário) ou ortopédicos (estabelece um correto relacionamento entre bases ósseas, maxila e mandíbula). Na segunda fase, normalmente o paciente utiliza um aparelho fixo, que proporciona um melhor alinhamento e nivelamento. Com o uso de aparelhos fixos um melhor engrenamento entre os dentes superiores e inferiores é obtido, restabelecendo uma oclusão equilibrada.
Quais são os tipos de aparelhos?

Os aparelhos são popularmente conhecidos por fixos e móveis (ou removíveis). O tipo ideal de aparelho deve ser definido para cada caso. Os aparelhos fixos são aqueles que ficam na boca permanentemente durante o tempo determinado pelo Ortodontista - o famoso “sorriso metálico”. Os aparelhos móveis são aqueles que podem ser retirados da boca em alguns momentos. Outro aparelho móvel é o extra-oral, aquele que parece um “capacete” por envolver na cabeça o suporte ligado com um elástico ao “ferrinho” que fica dentro da boca. Este suporte também pode ser substituído, em alguns casos, apenas usando o pescoço como apoio.
Quais são os resultados esperados?

Ajuda a colocar os dentes, língua e lábios na posição correta; • Ajudam na manutenção da higiene bucal e da estética bucal; • Melhora a distribuição das forças durante a mastigação; • Diminui o risco de cáries e doenças na gengiva; • Protege as raízes dos dentes, o osso de suporte, a gengiva e a articulação dos maxilares.
Como posso saber se preciso de tratamento ortodôntico?

Somente um dentista, mais especificamente um “ortodontista”, pode dizer se há necessidade de tratamento. É necessário a realização de uma documentação ortodôntica, que é feita em centros especializados, para planejar o tratamento.
Do que é composta a documentação ortodôntica?

É composta de moldes, radiografias, fotos e estudo das medidas da face.


Quais os principais problemas que a ortodontia pode melhorar?

Sobremordida, algumas vezes chamada de "dentes salientes" - acontece quando os dentes anteriores superiores se posicionam muito à frente da arcada inferior. • Mordida cruzada anterior - quando a arcada inferior está projetada muito à frente ou a arcada superior se posiciona muito atrás. • Mordida cruzada - ocorre quando a arcada superior não fica ligeiramente à frente da arcada inferior ao morder normalmente. • Desvio de linha mediana - ocorre quando o centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior. • Diastema - falhas, ou espaços, entre os dentes como resultado de dentes ausentes ou dentes que não preenchem a boca. • Apinhamento - ocorre quando existem dentes demais para se acomodarem na arcada dentária pequena.

Como funciona um tratamento ortodôntico eficaz?
Diversos tipos de aparelhos, tanto fixos como móveis, são utilizados para ajudar a movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento mandibular. Estes aparelhos funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares.

Nenhum comentário: